quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Feltragem

http://www.flickr.com/photos/super_ziper/2497304919/

De Feltro


Vamos lá, vou mostrar como fazer a feltragem em 6 passos (em sentido horário, começando pela primeira foto à esquerda):

1. Pegue a peça que você quer feltrar, tem que ser em lã pura (100%). Pode ser feita em tricô ou crochê, como a touca da foto.

2. Encha uma bacia com água quente. Não pode ser morna, tem que ser quente, mas não ao ponto de queimar a sua mão ;). Coloque um pouquinho de sabão líquido para roupas delicadas e agite.

3. Coloque a peça na água.

4. Prepare-se para a parte mais demorada e também mais legal. Você vai ter que agitar MUITO a peça na água. Pode dar uma esfregadas também. Lá pelos 5 mintos percebi que a peça estava mudando de textura, feltrando! Como queria ela bem feltrada, continuei. No meu caso, para feltrar esta touquinha, fiquei aproximadamente 15 minutos agitando bem a peça na água. Se a água esfriar, coloque mais água quente.

5. Depois de muita agitação, cheque se ela atingiu o ponto desejado de feltragem. Voce vai saber, pois a peça vai ficar mais grossa e perder os buraquinhos. Quanto maior a peça, maior o tempo que você vai ter que agitar, ok?

6.Enxagüe bem, torcendo de leve e coloque a peça para secar de um dia para o outro a sombra. É legal colocar a peça pra secar com algo dentro, que molde o formato que você quer que ela tenha quando secar.

Notem que a qualidade da lã é algo que influencia no tempo que você vai demorar para feltrá-la à mão. A lã nacional Paratapet feltra relativamente rápido. Quanto as outras marcas, aconselho fazer uma amostrinha antes e testar.

Ah, e se você optar por feltrar à máquina, um toque: só funciona para máquinas tradicionais, aquelas com abertura na parte superior, pois agitação e o atrito são maiores. Coloque a peça junto com uma monte de calças jeans e use água quente. Rode de 3 a 4 ciclos ou o suficiente para feltrar a sua peça. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/